terça-feira, 8 de novembro de 2022

Escala de Visão

O interesse pela astrologia começou muito cedo, assimilei alguns os conceitos de elementos e qualidades, suas correspondências, etc. Sabendo que historicamente existiram varias religiões e tradições que nasceram, morreram e renasceram,me chamou a atenção o fato de a astrologia e a astronomia utilizarem a matemática para explicar "fenómenos" ou acontecimentos. Literal, metafórica ou hipoteticamente.
E ainda assim, mentalmente através da astrologia e fisicamente através da astronomia, as constelações mantiveram-se vivas no céu. Ainda que separadas por suas ideias: A quantidade de constelações que compõem o Ano Solar.
Pensei: Mapa astral.... (um computador na minha cabeça rodando softwares de conspirações, outros de historia, filosofia, actualidades...)
Encontrei o Capricórnio...
Tantas figuras que não parecem fazer sentido. A ideia do Ano Solar e que as eras zodiacais são, matematicamente, quantificadas.
Porque uma cauda de peixe em um animal de Terra?
Muitas mãos levantarão...
Todas elas com uma clara e óbvia explicação.
Então posicionei os signos sob a mesa e encontrei um carneiro, seguido de um peixe, depois seguia aquário e em quarto para fechar a sequência, o capricórnio.
Mas agora parece óbvio, para todos que fiçam uma observação.
Então surgiram mais explicações ou "teorias".
A sequência dos quatro elementos.
O Aquário sendo uma transmutação.
Associações da Era de Peixes com elementos religiosos.
A Associação ao animal peixe em relação ao seu ambiente.
...
A descoberta do hermetismo, foi como descobrir peças perdidas de um enorme quebra cabeça. Umas novas outras existentes, onde a nova percepção tornou-as essenciais.
O sol, a lua, o vento e a terra.
Fogo, água, ar e terra.
Carneiro, Peixes, Aquário e Capricórnio.
A tábua de esmeralda.

Sem comentários:

Enviar um comentário